Autor

Foi professor de clarinete, música de câmara e improvisação livre na EMESP – Escola de Música do Estado de São Paulo, de 2000 e 2016. Na mesma instituição, coordenou a área de Sopros e foi coordenador pedagógico da área erudita. 

Assistente da coordenação pedagógica do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, em 2004 e 2005. 

Assessor artístico do Conservatório de Tatuí, de 2018 a 2019. 

Em 1983, iniciou seus estudos de clarinete, com o professor José Máximo Ribeiro Sanches. 

Em 1985, obteve o Primeiro Prêmio do VIII Concurso “Jovens Instrumentistas Brasil” e completou o bacharelado em clarinete pela FAAM – SP. 

De 1987 a 1993, fez especialização em clarinete na França, onde estudou com clarinetistas da Orquestra de Paris e da Ópera de Paris. Frequentou o curso de música eletroacústica do GRM (Grupo de Pesquisas Musicais) de Paris. Durante esse período lecionou clarinete e música de câmara em escolas da região parisiense.  

Em 1991, conquistou o primeiro prêmio de clarinete – nível Superior, e o segundo prêmio de Clarinete – nível Excelência, no Concurso Internacional de Música Léopold Bellan, Paris, em 1991. 

Em 1992, obteve o prêmio de clarinete – nível Superior da Escola Nacional de Música de Aulnay-sous-bois, França. 

Em 2000, lançou o Álbum “Duoportal – Música de um povo Imaginário”, com Zé Renato Gimenes, produzido por André Abujamra, com repertório autoral tocado com instrumentos artesanais rústicos de sopro e de percussão de diversas partes do mundo.  

Entre 2001 e 2003, foi clarinetista na Orquestra Jazz Sinfônica.

De 2007 a 2011, participou como convidado da Jornada de Cinema Silencioso da Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Nesses cinco festivais consecutivos, apresentou-se em diversas formações incluindo duo com piano, duo com violão e live electronics e Duoportal.

Em 2010, a convite da Cinemateca Brasileira, representou o Brasil na “Le Giornate del Cinema Muto”, em Pordenone – Itália, onde executou sua composição para o filme “No rastro do eldorado”, de Silvino Santos. 

Em 2014, com os vilonistas Daniel Murray e Emiliano Castro, apresentou-se no MIDEM – Cannes e em Paris, França. 

Em 2015, compôs a trilha para o filme “Sherlock Jr”, de Buster Keaton. Essa trilha, para flauta, clarinete e violão, foi apresentada ao vivo no Centro Cultural São Paulo e no SESC Pinheiros, ambos na cidade de São Paulo.

Em 2020, participou, como clarinetista, do álbum “Sombranágua – Septeto Autoral”, com músicas de Daniel Murray, lançado em 2021. O álbum ganhou a medalha de prata do Global Music Awards 2021.


PÓS-GRADUAÇÃO:

Gestão empresarial, pela FIA (Fundação Instituto de Administração – SP), 2007.


CURSOS ONLINE:

2024:  “Alta performance na prática – como ter uma evolução musical extraordinária”.

2022:  “Prática musical avançada – como acelerar sua evolução no instrumento”, para o Conservatório de Tatuí.

2021:  “Prática musical avançada – como acelerar sua evolução no instrumento”.

2020:  “O hábito da alta performance – como alcançar a alta performance na prática diária”.

2017:  “Soundtrack design – como fazer trilhas para vídeos usando loops”.